A feira livre de Itapetininga, com quase um século, é uma das maiores do interior paulista. Com 92 anos de fundação, a feira livre pede passagem para se tornar patrimônio histórico da cidade. Desde 1928 em atividade, os feirantes se integram na economia, e se consolidam símbolo vivo da cultura local. São 220 barracas, lado a lado, entrelaçadas que transformam as manhãs das quintas-feiras, mas sobretudo, aos domingos quando atraem 20 mil visitantes que se interagem no consumo alimentar e no lazer de forma lúdica e leve. Fomenta lembranças e contribui para a identidade do município.

Na relação entre feirantes e clientes, aproximação ganha contornos especiais. São sons, cores, sabores, vozes e barulhos nas barracas azuis e brancas. Começam entre o pastel, percorrem os estandes de legumes, frutas, verduras, hortaliças, orgânicos, grãos, ervas, queijos, passam por roupas, brinquedos, floriculturas, peixarias, galinhas caipiras, cereais, farinhas, até envolverem as músicas, cantorias e chegarem à feira da barganha. O rural ocupa o cenário urbano, desdenha o mundo tecnológico e rejeita a vida fria digital.

O geógrafo Ricardo Hirata Ferreira, com doutorado pela USP, avalia que se mantém resistente ao tempo, por isso, pode ser considerada um patrimônio histórico imaterial. “A feira é um marco de resistência que permaneceu e que permanece no tempo, enquanto um fator ou elemento em movimento histórico. É um espaço aberto de encontro das pessoas, não apenas de comércio”, sintetizou. “Tratar a feira como patrimônio, traz segurança de permanecer ao longo do tempo”, acrescentou.

Hirata destacou também que outra frente de resistência é em relação aos surgimentos e avanços dos supermercados, que investem milhões de reais em suas unidades e se debruçam na guerra de marketing sobre sua imagem. É um contraste ao olhar para a simplicidade das barracas de lona e estruturas de madeira ou ferro, que suportam frio, sol e chuva. A feira esbanja sorrisos, laços de afetividade e interação entre as pessoas ao ar livre. O circuito que se lança num patamar cultural e turístico, pois extrapola a venda de um produto.

A cada fato político relevante ou durante as eleições, a feira se torna o palco para a discussão entre as pessoas. “Além de um espaço de sociabilidade, onde as pessoas conversam, se comunicam olho no olho sobre suas famílias, seu cotidiano e o que está acontecendo na cidade. Quando têm eleições políticas, o debate vai para as ruas e sempre está presente na feira livre de Itapetininga”, observa o especialista. Este cunho político, ressalta a importância e riqueza da preservação deste local.

“E pode se tornar um patrimônio cultural. Porque história, ela já tem. Já entrou na tradição do município”, contou. A realização às quintas e aos domingos deste evento também rompe com o domínio dos carros ao reconfigurar a dinâmica urbana. “A rua não é de uso exclusivo dos automóveis. A cidade não pode ser refém dos veículos. Mas a rua é um espaço de conversação entre as pessoas e de troca”, arrematou. Ele acrescenta que o local poderia ser potencializado pelo governo municipal, com apresentações de peças de teatro, de bandas e cantores, porém com melhoria da infraestrutura para o público.

Para o feirante Oswaldo Molina, há três anos no local com uma barraca de goiaba, a tradição garante a presença do público. “O consumidor procura produtos direto da roça, sem a presença do atravessador. Embora, neste período, aumentaram os artigos vindos da Ceasa”, relatou. Porém, a atração de pessoas é reforçada pela oferta de lazer. “É um momento de passeio com a família e conversar com amigos, já que não tem muito aonde ir na cidade”, explicou.

Ele continuou: “Quem vem cedo, está interessado em comprar um produto mais fresquinho. Depois das dez horas, para passear, comer um pastel”, ensinou. Com uma calma característica do campo, entre a degustação de uma laranja, explicava que há 30 anos é produtor rural. “Eu nasci na roça. Mexo com isso a vida toda. Tenho 55 anos de idade, desde os 12 já trabalhava. Mas peguei firme mesmo depois que casei. Aí tem que trabalhar”, enfatizou sorrindo.

Um dos mais antigos feirantes é Noel Filho, há 30 anos com barraca de verduras e legumes, que reforça que a tradição se assenta na múltipla variedade de produtos e preços. “Aqui as pessoas podem escolher. Se a cenoura está cara ou está feia, elas podem ir para outra banca. No supermercado, se o tomate está com aparência ruim, não tem outra opção”, sintetizou diante da multidão que desfila às quintas e aos domingos. Mas a vida do produtor não é fácil.

“Levamos 40 dias pra produzir um pé de alface que custa um real. Para vender por um real e pouco. São 40 dias para ganhar um dinheiro”, apontou Noel. Dono de uma chácara de 6 mil metros, no Mato Seco, em que cultiva a verdura. “Só vendo o que produzo. Porém, tem que cuidar todos os dias. Molhar diariamente”, contou diante do peso do trabalho. “Mas dá para sobreviver”, disse, olhando para o neto que já atende na barraca e aprende o ofício na feira livre. Depois da entrevista, se levantou do banco da praça e foi arrumar a banca. Trabalho que começou às 4 da manhã e que feirantes repetem há um século na cidade.

Compartilhar

Escanear o código